segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Receitas Caseiras para Controle de Pragas

Como toda espécie de plantas, as orquídeas também são vítimas de doenças, infecções provocadas por bactérias, vírus ou fungos e ataques de insetos.

Algumas plantas, quando não tratadas devidamente, podem
contaminar todas as outras e levá-las ao definhamento e morte.

Algumas dicas são muito úteis para evitar-se uma contaminação, entre elas: manter uma certa distância entre os vasos; aumentar a ventilação do ambiente por meios naturais ou artificiais; nunca adquirir plantas de estabelecimentos duvidosos ou com sinais claros de doenças e parasitas; tenha preferência pelo estado de saúde da planta e não das flores (uma flor saudável te dará algumas semanas de alegria, uma planta saudável muitas flores e muitas semanas de alegria); aplique periodicamente um fungicida de boa qualidade e faça uma verificação minunciosa em suas plantas para encontrar caramujos, percevejos, cochonilhas, etc.

Abaixo, segue uma lista de alguns remédios caseiros que podem ser aplicados no tratamento e presenção de doenças e pragas:

- Caldo de Mandioca: a água resultante da prensagem na mandioca é um excelente inseticida contra nematóides.

- Calda de Sabão e Alho: Amasse três dentes de alho e adicione uma colher de sabão de côco em pó ou ralado. Adicione um litro de água quente, agite bem e deixe esfriar. Coar e aplicar semanalmente até o controle total da infestação. A aplicação pode ser realizada com pulverizador ou manualmente por meio de algodão ou pano macio e limpo. Esse produto pode ser guardado por até dois dias e é um excelente inseticida natural contra cochonilhas brancas de carapaça e pulgões.

- Tintura de Fumo: Picar 10cm de fumo em corda e colocar em 1 litro de álcool. Deixar descansar por 7 dias. Coar em pano limpo ou filtro. A diluição é de 1 litro de tintura para 10 litros de água. Pode ser guardado por tempo indefinido. Eficaz contra pulgões e outros insetos sugadores ou mastigadores de plantas.

- Óleo mineral: Diluir na proporção de 1 x 100 de água. Usar com moderação por meio de pulverização. Eficiente contra cochonilhas, pulgões e diversas doenças fúngicas.

- Calda de fumo e sabão: Ferver 100mg de fumo em corda em 2 litros de água por cinco minutos. Esfriar e coar. Adicionar a esse preparo 2 colheres de sabão de côco em pó ou ralado. Acrescentar mais dois litros de água. Eficiente contra percevejos, besouros, pulgões, cochonilhas.

- Sulfato de Cobre: Diluir em 1 litro de água, duas colheres de café de sulfato. Pulverizar a cada 15 dias nos momentos mais amenos do dia (manhã cedo e noite). Eficiente contra doenças fúngicas e bactérias.

- Leite: O leite pode ser utilizado no preparo de iscas para lesmas e caramujos. Embeber pedaços de panos em leite e colocar sobre a bancada. Recolher as lesmas na manhã seguinte bem cedo.

- Receita de Fungicida: Ferva em dois litros de água duas chícaras de café com cebola, duas chícaras de café de alho, 1 pacote de canela em pó. Coar e borrifar nas plantas, especialmente nas folhas (parte superior e inferior). Você pode diminuir a quantidade de água e aspergir o produto no telado e madeiramento do orquidário. Eficiente contra formigas, cochonilhas e pulgões.










Um comentário:

Anônimo disse...

Excelentes dicas de receitas caseiras contra pragas e também muito fáceis de fazer.Muito obrigado pela ajuda.