A Brassavola martiana é uma espécie epífita ou rupícola, pertencente ao gênero criado em 1813 em homenagem ao professor de medicina, Antonio Musa Brassavola, por R. Brown. Ela é muito conhecida fora do Brasil como a Brassavola de Von Martin (Orquidófilo e botânico alemão que viveu no Brasil em 1800).
Originária das planícies quentes amazônicas e das Guianas, a Brassavola também pode ser encontrada em médias elevações na Bolívia, Suriname, Venezuela e Colombia em locais que não ultrapassem os mil metros de altura. No Brasil, espalha-se pelo Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.
São plantas com pseudobulbos cilíndricos, quase imperceptíveis, pois sua única folha constitui-se em um prolongamento roliço, ereta ou pendente, que pode chegar a 30 cm. Da base de suas folhas, brota a inflorescência com uma ou muitas flores de labelo branco com centro amarelado, e pétalas e sépalas variando do creme ao creme escuro com tons de verde na base. Suas flores podem chegar a 7,5cm.
Suas flores são muito perfumadas, lembrando os tons de jasmim ou gardênia, e seus picos de exalação de perfume aparecem com o cair da noite ou o despontar do amanhecer. A floração ocorre no verão.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Brassavola
http://www.orchids.co.in/orchid-plant/brassavola-martiana.shtm
http://www.brassavolaorchids.com/brassavola-martiana/brassavola-martiana
Nenhum comentário:
Postar um comentário