quarta-feira, 23 de março de 2011

ORQUÍDEA DO MÊS: Macradenia Lutescens - R. Br. 1822

A Macradenia lutescens, espécie proposta por Robert Brown, em 1822, cujo nome é uma referência aos longos pecíolos, é uma planta de pequeno porte, medindo pouco mais de dez centímetros. Sete das espécies do gênero podem ser encontradas no Brasil, habitando norlmanete áreas menos úmidas, à beir ados rios e encostas.

Também podem ser encontradas na Flórida (onde recebem o nome de Orquídea Longland), Bahamas, Cuba, República Dominicana, Jamaica, Trinidade e Tobago, Guiana Francesa, Suriname, Venezuela, Colômbia e Equador, sempre em elevações entre 220 e 450 metros de altura.

Possui pseudobulbos alongados, de secção redonda ou levemente compridos lateralmente, portando uma única folha. Parecem muito com algumas Notylias, e de fato seus gêneros estão relacionados.

Sua haste floral brota das axilas das bainhas, pendente e por vezes ereta, comportando muitas flores. Suas flores medem aproximadamente 1,75cm, geralmente riscas ou com nuances e manchas de castanho avermelhado. Seu período de floração vai do início do inverno até meados do final deste período, mas pode florescer em várias épocas por causa das variações chuvosas de um local para o outro, adubação e luminosidade.

Seu cultivo não requer grandes adaptações, embora a observação do ambiente natural seja a melhor coisa a fazer. Pode ser cultivadas junto às Cattleyas, inclusive com relação às regas e adubação, embora deva ser colocada em ambiente que tenha uma umidade relativa constante e não excessiva.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Macradenia

http://www.orchidspecies.com/maclutescens.htm

Um comentário:

Ana Kelly disse...

Olá sou Ana Kelly Koch, etsou desenvolvendo meu projeto de doutorado com o gênero Macradenia, preciso fazer coletas e também pegar amostras de folhas e flores para extração de DNA das espécies. Ainda estou mapeando as espécies e gostaria de saber se fosse possível onde esse indivíduo da foto foi coletado,ou é cultivada em orquidário?

Grata,
M.Sc. Ana Kelly