sábado, 26 de março de 2011

Nova Espécia de Catasetum Descoberta no Brasil






















Para quem gosta de catasetums, o Brasil é o lugar certo para se nascer e para se viver. Mais da metade de todas as espécies do gênero podem ser encontradas em território nacional. É é do mundos do catasetums que chega em nossas mãos o registro da descoberta de uma nova espécie: O Catasetum Oximinaense.

Esta nova espécie foi descoberta por Edir Tavares e Silvio Printis, no ano de 2008, em uma floresta de Igapó, às margens do Rio Cumina, localidade de Ariba, em Oriximiná, no Pará. Logo, vemos o porque do nome deste catasetum, clara alusão ao nome do local onde foi encontrato.

Trata-se de uma planta epífita, com pseudobulbos que podem chegar a 12cm de comprimento, esverdeados e lisos. Suas flores são de cor amarelada, com listras transversais púrpuras irregulares, espalhadas por toda a superfície da flor. Atinge o seu período de floração no verão brasileiro, específicamente no verão amazônico, no mês de Dezembro.

A descoberta foi registrada no Coletânea de Orquídeas Brasileiras - Novas Espécies, de Março de 2008.

2 comentários:

Adriano disse...

Parece mais um hibrido entre Ctsm galerintum e Ctsm. macrocarpum.

Anônimo disse...

Meu caro Adriano, o Cats gareritum não ocorre nesta região. Logo se vê a impossibilidade de cruzamento entre Ctsm macrocarpum e Ctsm galeritum