quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

ORQUÍDEA DO MÊS: Cattleya luteola - Lindl. 1853

A Cattleya luteola é a menor das cattleyas. Possui pequeno porte e é originária do Brasil, Equador, Perú e Bolívia. Vegeta nas planícies amazônicas, sendo encontrada sob as matas sombreadas, em elevações que variam de 100 a 1200 metros (algumas em até 2000 metros) onde a humidade é bastante elevada.

Possui um rizoma alongado e rasteiro, com pequenos pseudobulbos de 10 cm de altura, com uma única folha em cuja base possui uma pequena espata.

Sua floração pode apresentar de duas até oito flores, agrupadas em racimos. Cada flor possui cinco centímetros de diâmetro, de cor amarelo-esverdeado. O labelo possui face mais clara, maculada ou não de púrpura. Alguns exemplares podem produzir flores perfumadas e muitos orquidófilos relatam que algumas plantas podem produzir flores e brotos durante todo o ano. Porém, seu período de floração ocorre no verão, podendo variar de acordo com o ciclo chuvoso da região.

O clima ideal para cultivo fica entre o intermediário e quente, especialmente se as noites não forem muito frias e apresentarem pouca mudança de temperatura em relação ao dia. Não é uma espécie fácil de ser cultivada, tanto que é pouco comum em coleções particulares.

Tem necessidade de adubação constante, bem como de regas, por causa dos constantes brotos.

Consulta:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cattleya_luteola
http://cattleya.wikidot.com/cattleya-luteola

2 comentários:

luizgomes54 disse...

Meu nome é luiz gomes
gostaria saber com fazer parte desta
associação.
Obrigado
centrocorpvh@uol.com.br

luizgomes54 disse...

gostaria de fazer partes desta associação
Luiz Gomes