segunda-feira, 9 de agosto de 2010

ORQUÍDEA DO MÊS: Aspasia variegata Lindl.

A nossa Aspasia variegata é uma das sete espécies integrantes deste gênero proposto por John Lindley, em 1832, quatro delas naturais do Brasil. O nome é uma homenagem à Aspásia de Mileto, amante do governante grego Péricles, mulher de grande cultura e responsável por uma notável contribuição à retórica e à filosofia, tendo influenciado Platão, Cícero, Plutarco e Sófocles.

Sua distribuição geográfica em território brasileiro inclui Amapá, Amazonas, Tocatins, Pará, Rondônia e Roraima. Habitam florestas úmidas ou matas de terra firme ou inundável, abertas e com fácil penetração de luz, em altitudes que variam de 40 a 600 metros.

Fisicamente, ela parece muito com a Brassia ou Miltônia e acredita-se que descende da mesma raiz evolutiva. Possui folhas medianas de 20cm e nervura central destacada; rizomas alongados com raízes mais grossas que as Miltônias, pseudobulbos elípticos, mais ou menos alongados, cobertos por bainhas foliares mais curtas que as folhas, com no máximo duas folhas por ápice.

A haste floral é ereta e ou arqueada, mais curta que as folhas e saem da base das folhas, comportando um ou poucas flores vistosas, que abrem em seqüência. As flores têm a duração de mais ou menos dez dias e exalam um perfume agradável pelo período da manhã. Por não abrirem todas ao mesmo tempo, é comum, no período de floração, se ter flores durante o mês inteiro. Na região amazônica, o período de floração inicia-se de Junho à Agosto.

Seu cultivo é bem parecido com as Cattleyas. Apreciam temperatura intermediária, mas também podem ser cultivadas em clima quente, sem sol direto ou com sol leve pelo início da manhã ou final da tarde. Gostam de muita luminosidade (70%); devem ser colocadas em local de muita umidade, bem ventilado e receber regas abundantes em vaso bem drenado. Deve-se tomar cuidado para não manter o vaso encharcado para evitar a apodrecimento das raízes. Se ela for colocada em placas, as regas deverão ser mais abundantes.

Fontes de Consulta:

Francisco Joaci de Freitas Luz, "Orquídeas na Amazônia", Online Editora - 2001.

http://en.citizendium.org/wiki/Aspasia_(orchid)

http://www.dalholl.hpg.ig.com.br/generos/Aspasia/Aspasia.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aspasia_(botânica)

Nenhum comentário: