terça-feira, 22 de junho de 2010

ORQUÍDEA DO MÊS: Cattleya Violacea (Kunth) Rolfe



















Espécie epífita e, por vezes, rupícola, bifoliada, com folhas medindo entre 10 e 15cm e pseudobulbo ablongo. Ela é uma espécie robusta e vegeta em matas ensolaradas numa altitude de 800 a 1200 metros. Sua distribuição geográfica inclui os estados do Amazonas, Mato Grosso e Roraima, embora possa ser também encontrada no Pará; porém, pode ser também encontrada na Colômbia, Guianas, Bolívia, Perú, Equador e Venezuela.

De suas hastes florais saem de duas a cinco flores, estas com uns 12cm de diâmetro e de cor púrpura-violácea intenso. O labelo é trilobado e os lóbulos laterais sobrem a coluna e apresentam o colorido mais forte. A fauce do labelo tem base branca, estriada de amarelo. Seu perfume é muito intenso, especialmente no período da manhã.
A floração varia de região para região. Por exemplo, em Roraima pode florir entre Março e Julho. Já em Rondônia pode florir de Julho a Janeiro. Podem ainda ocorrer florações fora dessas épocas, provocadas pelas condições de cultivo que imitem as naturais.
Já em cultivo doméstico, ela vegeta bem sob telado de sombreamento de 70%. Muitos orquidófilos relatam que ela não adapta-se bem em vasos, portanto os melhores resultados são conseguidos com lascas de madeira sem tanino, troncos de coqueiros ou peroba rosa. Ela também vegeta bem em troncos de abacateiro, cajueiro, goiabeira e árvores cítricas.
Com relação à adubação, convem aplicar um adubo de concentração 20-20-20 no período pós-floração adicionado de micro-nutrientes e modificar a dosagem para 30-10-10 três meses antes do período de floração.
Existem, além da variação rubra, a alba, semi-alba, suave e caerulea.

Nenhum comentário: