terça-feira, 13 de abril de 2010

Como Melhorar o Uso do Fungicida

É muito comum entre os cultivadores e colecionadores de orquídeas haver aqueles que têm problemas com ataque de fungos em suas plantas. Aliados à outros tipos de doenças e pragas, os fungos estão entre os principais causadores de morte entre as orquídeas.
Também são muitos os fungicidas disponíveis no mercado e tratando-se de equipamento, nem se fala.
Porém, uma das maiores preocupações com relação à aplicação de fungicida, além dos cuidados essenciais que todos devemos ter (máscara, luvas, não borrifar contra o vento, lavar bem as mãos, etc), é o fato de que boa parte do produto aplicado vai-se com as regas, deixando novamente as folhas e flores expostos ao inimigo.
Em conversa com um cultivador de orquídeas, aprendemos que essa lavagem do produto das folhas por conta das regas pode ser contido e foi-nos passado uma receita para melhorar a fixação do produto nas plantas. É algo bem caseiro, com ingredientes fáceis de serem encontrados e que farão uma grande diferença.

Ingredientes:
- 1l óleo vegetal (Cozinha, Azeite, etc.);
- 20ml de óleo mineral (Pode ser encontrado em qualquer famárcia);
- Fungicida de sua escolha
- 1l de água pura.

Modo de Preparo:

Em uma garrafa pet, misture o óleo vegetal e o óleo mineral e agite bem o frasco. Você pode diminuir as quantidades a fim de economizar caso não tenha tantas plantas. Na foto foi utilizada uma garrafa pet de 250ml e adicionado 5ml de óleo mineral.
Dessa mistura dos dois óleos serão utilizados apenas 5ml para cada 1 litro de água pura, o restante pode ser guardado para usos posteriores.
Antes de pulverizar a planta, em um recipiente limpo, adicionar 5ml do óleo, 1g de fungicida de sua preferência e 1l de água. Agitar até obter uma substância o mais homogênea possível. Esse líquido é o que poderá ser pulverizado em suas plantas.
Vocês podem notar que o óleo forma gotículas sobre as folhas das plantas; cada uma delas está repleta do fungicida e secarão com a evaporação do líquido, restando apenas o fungicida completamente fixado sobre a folha.

Contribuição: Marcos Kozkoday (Orquidário Parecis)


Um comentário:

Unknown disse...

Ola! Bela orientação, você poderia me indicar o nome de alguns fungicida sistêmico para que eu possa usar nesta receita que tu postou, eu estou com problemas de manchas pretas em minhas plantas agradecido!