terça-feira, 7 de setembro de 2010

ORQUÍDEA DO MÊS: Brassavola martiana Lindl.

A Brassavola martiana é uma espécie epífita ou rupícola, pertencente ao gênero criado em 1813 em homenagem ao professor de medicina, Antonio Musa Brassavola, por R. Brown. Ela é muito conhecida fora do Brasil como a Brassavola de Von Martin (Orquidófilo e botânico alemão que viveu no Brasil em 1800).

Originária das planícies quentes amazônicas e das Guianas, a Brassavola também pode ser encontrada em médias elevações na Bolívia, Suriname, Venezuela e Colombia em locais que não ultrapassem os mil metros de altura. No Brasil, espalha-se pelo Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.

São plantas com pseudobulbos cilíndricos, quase imperceptíveis, pois sua única folha constitui-se em um prolongamento roliço, ereta ou pendente, que pode chegar a 30 cm. Da base de suas folhas, brota a inflorescência com uma ou muitas flores de labelo branco com centro amarelado, e pétalas e sépalas variando do creme ao creme escuro com tons de verde na base. Suas flores podem chegar a 7,5cm.

Suas flores são muito perfumadas, lembrando os tons de jasmim ou gardênia, e seus picos de exalação de perfume aparecem com o cair da noite ou o despontar do amanhecer. A floração ocorre no verão.

Para o seu cultivo, deve-se levar em consideração o ambiente natural em que ela vegeta. Parece preferir ambientes de mata ciliar na savana, com igapós, sendo estas áreas com boa penetração de luz. Em orquidários, ela vegeta bem em troncos rugosos ou placas. As regas devem ser reduzidas durante os meses mais chuvosos e aumentadas quando as novas brotações começarem a aparecer. O mesmo vale para a aplicação de adubos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Brassavola

http://www.orchids.co.in/orchid-plant/brassavola-martiana.shtm

http://www.brassavolaorchids.com/brassavola-martiana/brassavola-martiana

Nenhum comentário: