quinta-feira, 15 de julho de 2010

ORQUÍDEA DO MÊS: Acaccallis cyanea Lindl.

Ninguém pode negar a beleza particular dessa espécie de orquídea, que é a Acaccallis. Com suas flores formadas por pétalas e sépalas púrpura-rosadas, variando dos tons mais claros aos mais escuros e possuindo uma nuance destacada em seu ápice e um labelo rosa-esbranquiçado fortemente manchado de púrpura rosado, foi proposta por John Lindley, em 1853 apartir de amostras coletadas perto da cidade de Manaus.
Sua distribuição inclui a Colômbia, Venezuela e Brasil. A nível nacional, os estados originários desta são Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Rondônia.
Seu nome é derivado da palavra Acacálide, nome de uma ninfa amante do Apolo, deus grego do sol e patrono da música, da verdade, da medicina e da profecia.
Ironicamente, esta espécie é sempre encontrada debaixo das copas florestais, na umidade da parte mais baixa, sempre protegida de luz solar direta. Seus indivíduos são normalmente epífitos de hábito escadente, ou seja, desenvolvem-se em florestas com altas temperaturas e um grado de umidade elevado e constante o ano inteiro, vegetando junto a rios e igapós (riachos), chegando a permanecer submersos por semanas durante o período das enchentes amazônicas.
Possui folhas medianas, de 20 cm e com nervuras salientes. Apresenta pseudobulbos achatados e rizoma de crescimento ascendente. A inflorescência ocorre geralmente do mês de Agosto em diante, com a brotação advinda da base dos pseudobulbos, dando de 3 a 7 flores, cada uma medindo de 3 a 6 cm de diâmetro, mas nunca abrem completamente, possuindo aroma suave e duração de vinte dias.
Devido à umidade requerida, ela é considerada uma planta de difícil cultivo nas regiões quentes, e somente possível nos estados do Sul do Brasil em estufas e ambientes que simulem o habitat. Suporta temperatura média entre 25º e 35º diurnos e 20º noturnos. Não gosta de ser reenvasada e dividida com freqüência. Deve ser mantida em local sombreado, pois possui folhas muito sensíveis à luminosidade intensa e suas flores perdem o tom azulado. Por causa da necessidade de umidade constantes, deve-se ter muito cuidado com o ataque de fungos. Nos locais com baixa umidade, alguns orquidófilos têm obtido resultados satisfatórios com umidificadores artesanais, fabricados apartir de garrafas pet cortadas e sobrepostas de forma a manter um acúmulo constante de água na base.
Quatro espécies são reconhecidas como válidas: Acacallis cyanea, fimbriata, hoehnei and rosariana. Existem ainda duas espécies dúbias, Acacallis coerulea e Acacallis oliveriana (ambas possivelmente Acacallis fimbriata).

Fontes: Fontes: Francisco Joaci de Freitas Luz, "Orquídeas na Amazônia", Online Editora - 2001.


Nenhum comentário: