segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Muda de Phalaenopsis com Canela em Pó

Logo após a floração de sua phalaenopsis, quando as flores murcharem e forem completamente removidas, é possível induzir a formação de uma muda-clone que brotará diretamente na haste floral, com a aplicação de pó de canela no substrato.
Após cortar a haste no terceiro nó com tesoura esterelizada em fogo ou outro produto específico, é comum brotar uma nova haste que fará com que sua phalaenopsis gere uma segunda floração no mesmo ano, quando bem tratada.

Mas se, após podar a haste no mesmo terceiro nó, você colocar uma colher média de canela em pó em toda a extensão do vaso, isto vai estimular o nascimento de uma nova planta que brotará diretamente na haste floral.

Em alguns meses, logo que planta estiver com quatro folhas de cerca de 4cm cada e uma média de três raízes, faça a separação da muda cortando-se a haste floral e replantando em um vaso menor.

Lembre-se que na fase inicial a muda precisará de muita humidade, por isso fique atento às regas até que a planta se desenvolva.

(Esse artigo foi coletado em http://www.orquideana.com.br/, de autoria de Josué Fontana)

FELIZ 2010

O ano de 2009 foi de grandes realizações para a ARO. Muitas excelentes reuniões foram realizadas nas casas dos associados, bem como sorteios de espécies; tivemos muitos novos associados que vieram agregar valores e conhecimento ao nosso seleto grupo e realizamos uma excelente exposição que chamou a atenção da sociedade de Porto Velho. Por fim, fechamos o ano com chave de ouro numa maravilhosa confraternização.
Iniciamos 2010 e a ARO já retomou suas atividades desejando um feliz retorno. Neste ano, contamos com a participação de todos para que possamos ter maior inserção nas atividades locais e no circuito nacional de orquidofilia.